terça-feira, 13 de novembro de 2007

Acabe com os marcadores (Comunicação Eficaz) - Bullet Points Kill (Effective Communication)

Muitas pessoas preparam suas apresentações no PowerPoint tentando atrair a atenção de sua platéia com resursos audio-visuais. Mas muitas vezes acabam por deixar os ouvintes entediados e cansados. Nesse artigo, Cliff Atkinson, um famoso escritor fala sobre marcadores em apresentações PowerPoint. Aqui vai um resumo que é interessante pra colocar em prática.

Armas não matam a comunicação. Tópicos com marcadores matam. E quando você usa marcadores em uma apresentação do PowerPoint, você está atirando em seu próprio pé. Marcadores são úteis para tornar grandes textos em poucas linhas.

Numa apresentação, porém, marcadores são a resposta certa para a questão errada. Se a pergunta for: “Como enxugar centenas de páginas de texto em apenas algumas páginas?” então marcadores são a solução. Mas numa apresentação visual, esta é a questão errada.

A questão certa é: “Como tornar minha informação complexa numa forma visual que me ajudará a me comunicar mais eficazmente?”

A comunicação escrita em um documento numa orientação tipo retrato é da forma 1-para-1. Quando você olha para um único documento escrito, seu objetivo é absorver a informação em sua própria mente.

No entanto, uma orientação tipo paisagem é da forma 1-para-muitos. Quando muitas pessoas olham para uma tela, seu objetivo como apresentador é extrair entendimento do grupo inteiro, não apenas de uma única mente. E imagens, melhor que marcadores, são a melhor ferramenta para conseguir isso.

O propósito da comunicação é ser coerente, unir fragmentos de informações. Marcadores podem fazer muitas coisas, mas não dão coerência à informação. De fato, eles fazem o contrário, fragmentam o entendimento em pequenas peças. Quebre qualquer tópico em um título, sub-títulos e tópicos e você está “descomunicando”, pois não está ajudando a induzir uma idéia.

Então como você transforma marcadores em imagens de PowerPoint eficazes? Da próxima vez que você se encontrar diante de um título e marcadores, aplique este exercício: "1+5=1". Pegue um pedaço de papel no formato paisagem e desenhe uma linha vertical no centro. Do lado esquerdo, escreva 1 título e 5 tópicos com marcadores. Pare por um segundo, pergunte-se se você pode, de alguma maneira, cortar toda essa informação e ir direto à idéia central dela. Do lado direito da folha escreva o que você acabou de pensar.

Afinal, o objetivo de uma boa apresentação é inspiração, não informação. Livros, manuais e planilhas são ótimos para grandes quantidades de informações. Apresentações são apropriados para inspiração. Elas são a oportunidade de você despertar entusiasmo em sua platéia.

Quando você muda de uma orientação tipo retrato em paisagem, você está indo das regras da comunicação escrita para as regras da comunicação visual. Quando seus slides começarem a parecer com a televisão ou um quadro de anúncios, você estará começando a deslumbrar o poder visual da comunicação.


Nenhum comentário: